Por que usar o Flash fora da câmera?
- Núcleo de Arte Fotográfica
- 6 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de out. de 2020
Conheço muitos fotógrafos que dizem que não usam flash, que não gostam de flash e
dependendo do estilo até entendo, de certa forma, mas em geral quem diz não gostar é por
que não conhece bem o flash ou ainda não aprendeu a utilizar.

Dependendo do momento da luz natural ou da ausência dela o flash é nosso maior aliado, nossa fonte de luz e até mesmo um instrumento para brincarmos de fazer arte na fotografia, podemos usar o flash de várias formas para beneficiar a nossa fotografia.
Algumas fotografias somente são possíveis por que utilizamos uma ou mais fontes de luz, seja pra iluminar a cena ou para fazer a luz de cabelo, iluminar o fundo, para fazer recortes ou até colorir um cenário, esses efeitos são fundamentais no trabalhos de grandes fotógrafos como Joe McNally, Flávio Demarchi, Diego Rousseaux, fotógrafos de moda, entre outros.
Não estou dizendo que não se possa fotografar sem flash, mas certamente isso limita as possibilidades ou por um contra luz ou pelo tempo limitado da iluminação natural e desde 1860 já se iluminava cenas mais escuras com a combustão de barras de magnésio, podendo fazer imagens de miras e cavernas; em 1887 foi desenvolvido o primeiro flash fotográfico, feito com uma mistura de pó de magnésio e um agente oxidante, criado por Adolf Miethe e Johannes Gaedicke, o acionamento gerava luz, mas também fumaça (como víamos nos filmes) e a mistura tinha que ser preparada pelo fotógrafo. depois passaram a fazer a mistura em bulbos de vidro com filamentos de magnésio, assim a reação dos compostos era contida e não apresentava riscos, as lâmpadas eram descartadas após a utilização.


Em 1931 foi criado o primeiro flash eletrônico, porém só foram amplamente utilizados a partir de 1970, quando foram disponibilizados no mercado, hoje os flashes são feitos com lâmpada de xenônio e com a descarga elétrica gera uma luz intensa hoje temos modelos que são intensos e compactos.
Temos alguns tipos de flash:
- Flash embutido ou incorporado - aquele que vem na câmera.
- Flash externo (cabeça de martelo) - fica aparafusado no tripé. - Flash dedicado - pode ser encaixado na sapata da câmera e tem a possibilidade de se ajustar a fotometria. - Flash tocha - utilizado em estúdios.
- Flash ring light - usado para fotografia macro e beleza
Há possibilidade para utilização do Flash: - Luz principal
- Luz de preenchimento
- Luz artística
- Congelamento

Quer saber mais sobre flash então fique ligado no nosso workshop de flash e acompanhe nossos próximos posts.
Continua: Iniciando o uso do flash
Conheça também o Projeto Luz Solidária
https://www.nucleodeartefotografica.com.br/luz-social
Você pode participar através do email: contato@nucleodeartefotografica.com.br
#flash #flashforadacamera #usandooflash #cabofrio #buzios #arraialdocabo #escoladefotografia #cursodefotografia #cursodefotografiaonline #ivsongomes #cursoonline #fotografia #fotógrafo #nucleodeartefotografica #photo #photography
Comments