top of page

Como iniciar o uso do flash

Atualizado: 12 de out. de 2020


Como falamos no post anterior (clique para ler), existem algumas formas de usar o flash quando queremos ou precisamos usar a luz artificial, também saber combinar com a luz natural dá a sua fotografia uma possibilidade de ser mais impactante pra quem estiver fazendo a leitura.


Usar o flash como luz principal, tendo uma única fonte de luz pode nos trazer sombras e é preciso apreciar as sombras, mas se quer evitar 2 flashes podem ser bastante útil, em fotografia de estúdios podem ser utilizados vários flashes, podemos também em ensaios externos utilizar vários flashes dedicados, eles substituem os de estúdio que dependeriam de uma fonte de energia, seja uma tomada ou um pequeno gerador, o que torna bem difícil em alguns locais conseguirmos utilizar os flashes tocha.


Vamos falar sobre como utilizar o flash que temos em mãos já que todos podem ser utilizados da mesma forma, dentro das suas limitações, lembrando que não falaremos sobre utilização do flash embutido nesse momento, por dois motivos: 1) fonte de luz pequena causa luz dura;

2) não há como trabalhar com ele em outra posição além da que está e seu ângulo de ação favorece ao surgimento de olhos vermelhos nas fotos.


Vamos ver como é o pensamento para usar o flash:

- Luz Principal

- Em ambientes fechados, estúdios e eventos utilizamos o flash de estúdio ou o dedicado como iluminação principal e garantir resultados de excelência, mas precisamos conhecer nosso equipamento para conseguir um bom resultado.

Quando estamos utilizando um flash dedicado sem pilhas reserva, em um evento de 4 horas é possível que não consigamos chegar ao final com o flash funcionando, então novamente digo, conheçam seu equipamento para tirar o melhor proveito e gastar menos bateria.

- Luz de Preenchimento

- O flash é muito bom para ser utilizados em dias de sol, sua utilização será para reduzir as sombras e em alguns casos eliminá-las, a luz de preenchimento além de suavizar as sombras bem marcadas, pode ser utilizada como ajuste de luzes, evitando que uma luz de contra nos dê somente silhuetas.


Evitar as silhuetas também é conhecido como equilíbrio das luzes, onde devemos fotometrar o fundo e o flash é usado para fazer o preenchimento que trará o equilíbrio, sendo efetuados os ajustes para um resultado que alcance a expectativa.



- Luz para congelamento

- Podemos também utilizar a luz do flash para congelar o assunto e continuar a captura com uma longa exposição gerando efeitos incríveis como os que são feitos com a técnica Lighting Painting, tenha a certeza que o controle e entendimento nesse tipo de fotografia fará seu cliente ficar impactado e você se tornará referência para ele.

A foto que mostro sobre esse assunto foi feita por um aluno em treinamento (@equipefotoesudio), mas já mostra que um pouco de treino e força de vontade podemos realizar fotografias melhores que as feitas antes e hoje não há mais desculpas para não praticar. Sempre ouço falarem "Feito é melhor que perfeito" (clique para ler) e é isso mesmo, precisamos iniciar algo com o que sabemos e melhorar essa ação ao longo do percurso, afinal ninguém nasce sabendo e sem buscar conhecimento e praticá-lo não saberemos onde poderíamos ter ido, o quão longe poderíamos ter chegado e para isso depende somente de você


Quer saber mais sobre flash então fique ligado no nosso workshop de flash e acompanhe nossos próximos posts.

Continua: Modificadores de luz # Se gostou dessa matéria curta e faça um comentário sobre o que gostaria que falemos nas próximas postagens. Conheça também o Projeto Luz Solidária https://www.nucleodeartefotografica.com.br/luz-social

Cadastre-se para receber o aviso para uma aula grátis totalmente online dia 19/10/2020 às 19h com 1h e 30m de duração e entenda um pouco mais sobre o FLASH


Você pode participar através do email: contato@nucleodeartefotografica.com.br





 
 
 

Comments


Maricá - Rio de Janeiro
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Conhecimento para todos os níveis

©  2021 por Núcleo de Arte Fotográfica
CNPJ 31.729.847/0001-35

bottom of page