top of page

COSTURA DE FOTOS PANORAMA DIGITAIS

A costura digital de fotos para mosaicos e panoramas permite que o fotógrafo crie fotos com maior resolução e/ou um ângulo de visão mais amplo do que sua câmera digital ou lentes normalmente permitiriam — criando impressões finais mais detalhadas e perspectivas panorâmicas potencialmente mais dramáticas e abrangentes. No entanto, obter um resultado perfeito é mais complicado do que apenas alinhar fotografias; também envolve corrigir a distorção de perspectiva e lente, identificar correspondências perfeitas de pixel entre o assunto e mesclar adequadamente cada foto em sua costura. Este tutorial tem como objetivo fornecer um histórico sobre como esse processo funciona, juntamente com a discussão de obstáculos comuns que podem ser encontrados ao longo do caminho — independentemente do tipo de software de panorama.


VISÃO GERAL: VENDO O QUADRO GERAL


Costurar uma foto pode exigir uma sequência complexa de etapas, que podem mudar dependendo do assunto ou do tipo de costura panorâmica. Este procedimento pode ser simplificado em vários grupos de etapas intimamente relacionados, que podem então ser abordados em estágios separados. As seções posteriores deste tutorial abordam cada estágio com mais detalhes, incluindo terminologia e abordagens alternativas.


ESTÁGIO 1 : configurar fisicamente a câmera, configurá-la para capturar todas as fotos de forma idêntica e, então, tirar a sequência de fotos. O resultado final é um conjunto de imagens que abrange todo o campo de visão, onde todas são tiradas virtualmente do mesmo ponto de perspectiva.


ESTÁGIO 2 : o primeiro estágio para começar a usar o software de costura de fotos; envolve escolher a ordem e o posicionamento preciso que alinham mutuamente todas as fotos. Isso pode ocorrer automaticamente ou exigir a seleção manual de pares de pontos de controle que devem, idealmente, sobrepor-se exatamente na imagem final. Este estágio também pode exigir a entrada de configurações de câmera e lente para que o software de panorama possa estimar o ângulo de visão de cada foto.


ESTÁGIO 3 : definir a perspectiva usando referências como o horizonte, linhas retas ou um ponto de fuga. Para fotos costuradas que abrangem um ângulo de visão amplo, pode ser necessário considerar também o tipo de projeção panorâmica . O tipo de projeção influencia se e como as linhas retas se tornam curvas na imagem costurada final.


ESTÁGIO 4 : deslocar, girar e distorcer cada uma das fotos de modo que tanto a distância média entre todos os conjuntos de pontos de controle seja minimizada, quanto a perspectiva escolhida (com base no ponto de fuga) ainda seja mantida. Este estágio requer que a interpolação de imagem digital seja realizada em cada foto, e é frequentemente o mais intensivo computacionalmente de todos os estágios.


ESTÁGIO 5 : reduzir ou eliminar a visibilidade de qualquer emenda entre fotos, misturando gradualmente uma foto com outra. Este estágio é opcional e pode, às vezes, ser combinado com o estágio anterior de mover e distorcer cada imagem, ou também pode envolver posicionamento personalizado da emenda para evitar objetos em movimento (como pessoas).


ESTÁGIO 6 : cortar o panorama para que ele adira a uma dada dimensão retangular (ou outra) da imagem. Isso também pode envolver quaisquer etapas de retoque ou pós-processamento necessárias para o panorama, incluindo níveis, curvas, refinamentos de cor e nitidez.


O panorama resultante é de 20 megapixels, embora a câmera usada para isso tenha menos de 4 megapixels. Isso fornece um nível muito maior de detalhes — algo normalmente atingível apenas com equipamentos muito mais caros — usando uma câmera de viagem compacta, portátil e barata. Os estágios acima podem ser resumidos como:

Observe como os estágios 2-6 são todos conduzidos no computador usando um pacote de software de panorama, depois que as fotos foram tiradas. O restante deste tutorial analisa em profundidade o estágio 1, com detalhes sobre os estágios 2-6 sendo apresentados na segunda parte do tutorial. Esses estágios mostrarão que os panoramas nem sempre são diretos e exigem que muitas decisões interpretativas sejam tomadas ao longo do caminho. Por: Cambridge in Colours https://www.cambridgeincolour.com/tutorials/digital-panoramas.htm

Comments


Maricá - Rio de Janeiro
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Conhecimento para todos os níveis

©  2021 por Núcleo de Arte Fotográfica
CNPJ 31.729.847/0001-35

bottom of page