Coisas que preciso calibrar na fotografia
- Núcleo de Arte Fotográfica
- 20 de out. de 2020
- 4 min de leitura

Para conseguirmos uma fotografia de melhor qualidade é preciso efetuar alguns ajustes e
não importa quanto você pagou pelo equipamento será preciso efetuar uma calibração e uma das mais importantes é a de cores no monitor e câmera, mas também o foco.

As cores quando fotografadas podem se apresentar diferentes das que fotografamos, isso se dá pela troca de dispositivos e programas pelos quais passamos essa imagem, cada um faz a interpretação de uma forma e para isso existem os perfis ICC (International Color Consortium – Consórcio Internacional de Cores), um arquivo, em geral de texto, que visa minimizar as diferenças de leitura e quantidade das cores dos programas, dispositivos e até mesmo para a impressão. O que precisamos entender é que as cores fotografadas são representadas conforme o perfil, não são 100% exatas, mas o mais aproximado possível. - Perfil de entrada ou input
Gravado diretamente na câmera (*Raw - sRGB - RGB), importante fazer o ajuste para quem fotografa em JPG.
- Perfil de documento ou tag
Vem dentro da fotografia indicando a seleção, conforme arquivo (RGB/sRGB)
- Perfil de monitor
Definido pela capacidade do monitor e pelo fabricante, se seu monitor permitir faça a calibragem para manter o perfil ajustado para seu monitor.
- Espaço de trabalho
Perfis utilizados pelos programas (sRGB / RGB / ProPhoto / LAB), é preciso configurar em alguns, como o Photoshop.
- Perfil de saída ou output
Perfil adequado ao tipo de saída que será dado e varia de acordo com a impressora, o papel e a tinta utilizada.

Por esse motivo as fotografias se apresentam diferentes na câmera, no monitor, nos smartphones e impressões, se você fotografa em JPG escolha na hora de fotografar o perfil Adobe RGB (8 milhões de cores) que te dará maior chances de ter as cores mais corretas que em sRGB (4 milhões de cores) quando levar a imagem para o Photoshop defina ProPhoto (16 milhões de cores), por mais se sua captura tenha sido em RGB o ProPhoto permitirá um "encaixe" e não ocorreram mudanças.
O que devemos calibrar: Câmeras - possibiliza soluções para desvio de cor da câmeras, que podem ser de fábrica ou específico do sensor (ex. um desvio para o magenta ou um desvio de luz).

Foco (objetiva) - pode ocorrer o chamado back focus, onde o foco ocorre um pouco atrás do ponto onde ele deveria ser formado, pode ocorrer também a frente do ponto, para quem fotografa macro (plantas, insetos, etc.), alimentos ou still é imprescindível.

Monitores - o monitor deve ser um que permita a calibração, alguns monitores não irão permitir o ajuste que é feito com ajuda de um dos aparelhos: colorímetros (ajustas luz projetada) que servem para ajustar monitores ou espectrofotometro calibram monitores, impressões e até tecidos, podem ser de baixo custo (não calibram luzes específicas como ultravioleta e vapor de sódio, entre outros) ou podem ser Full (calibram tinta de carro, tecido, monitores, impressões, etc.).

- Monitores de Notebook não são 100% confiáveis, então procure ter monitores calibráveis (calibrados) para ter maior certeza das cores, se por acaso utilizar 2 monitores eles devem ser calibrados e a calibragem também deve ser feita entre eles para que as cores sejam exatamente iguais quando passar a imagem entre eles.
Projetores e Scanners também podem ser calibrados.

Temos 2 tipos de perfis para calibrar câmeras, perfis ICC conforme falamos a cima e os perfis DNG (Digital Negative). utilizado no Lightroom que possibilita trabalhar em lote o ajuste das imagens e aplica o perfil correto para a câmera certa automaticamente, diferente do ICC (que é utilizado pelo Photoshop e é aplicado de imagem a imagem), basta criar o perfil com ajuda de um programa e um Color Checker.
Para calibrar o perfil DNG basta fotografar o Color Checker, o mais fechado possível, em RAW e utilizar um programa para gerenciar, o DNG Profile Editor, antes entenda que o DNG é igual ao RAW só que sem um vinculo com um proprietário específico (Canon - CR2 / Nikon - NEF / Sony - ARW), mesmo ele tendo sido criado pela Adobe, câmeras como a Leica e Hasselblad usam o DNG como padrão.
A calibragem deve ser feito de tempos em tempos para garantir a qualidade, para câmeras podemos fazer uma por ano e para monitores deveria ser mensal, pois são menos instáveis que os sensores, calibragem do foco deve ser realizado para cada lente, veja abaixo como fazer:
- Se não tiver algum gabarito, conforme mostrado acima, pode utilizar um livro e já consegue verificar a necessidade de algum ajuste, outra opção é, quando usamos o esquema de ajuste com gabarito a câmera fica em ângulo reto e o gabarito a 45º com o livro o esquema se inverte, pois é mais fácil manter a câmera em 45º e o livro sobre uma superfície, coloque a câmera no tripé, use a abertura máxima da sua lente (menor profundidade de campo ajuda a ver melhor o provável distorção do foco), as marcas aconselham usar a maior distância focal da lente, mas alguns fotógrafos usam uma distância intermediária - meio da lente, ISOs baixos, Locais bem iluminados, desligue o estabilizador da lente, se houver, faça ao menos 3 fotos alterando as posições do microfoco e veja as imagens no computador para uma percepção mais correta.

Foco verificado com a lente 18 - 105 mm
Foto feita com distância focal: 105 mm
f: 5,6
ISO 100
Vel: 1/6
O foco foi efetuado na palavra quero.

Foco verificado com a lente 50 mm
Foto feita com distância focal: 50 mm
f: 1,8
ISO 100
Vel: 1/50
O foco foi efetuado na palavra quero.
Caso haja necessidade faça o ajuste do foco em cada lente, se possível calibre o seu monitor, se mantenha atualizado, pratique e obtenha uma fotografia com melhor qualidade.
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